Em OUTUBRO ---

Música de qualidade no carnaval? Só frevo mesmo..

Da esquerda para direita três dos maiores compositores da história do frevo: Capiba, Nelson Ferreira e Antonio Maria.
"E recife adormecia, ficava a sonhar, ao som da triste melodia" Nelson ferreira



Como de praxe, falar em frevo é falar em carnaval, uma idéia puxa outra. Mas há algo de único no frevo que faz com que transcedenda o período do carnaval. Há algo em sua história, algo em seu lirismo, nos belos arranjos das orquestras e virtuosidades dos grandes músicos e compositores que o faz com que possa ser sim apreciado como digna dos mestres clássicos. Obras como "Três da tarde" de Lídio Macacão, A "Carabina" de Luiz Bandeira, "Esquenta Mulher" de Nelson Ferreira e muitas outras são exemplos da sofisticação do uso da orquestra de metais.

"Ai, ai saudade Saudade tão grande Saudade que eu sinto Do clube da Pás, do Vassouras Passistas traçando tesouras Das ruas repletas de lá Batidas de bombos são maracatus retardados Chegam da cidade cansados Com seus estandartes no ar Que adianta se o Recife está longe E a saudade é tão grande Que eu até me embaraço Parece que eu vejo Walfrido Cebola no passo Haroldo Mathias, Colaço Recife está dentro de mim "
Antonio maria

"Eu só queria que um dia o frevo chegasse a dominar em todo Brasil (...)Eu queria que você um dia, fosse a Pernambuco pra ver, Como é feito o passo ao som de uma orquestra, pra valer, Empunhamos o chapéu-de-sól, E botamos uma dona de lado, E daí, começamos a fazer o passo rasgado...."
Genival Macedo

"Varre, varre vasourinhas vai sacudir as ruas da bahia.."
Moraes moreira

Adicionar aos Favoritos BlogBlogsAdd to Technorati FavoritesJoin My Community at MyBloglog!

3 comentários:

Bernardo Souto disse...

O Carnaval de antigamente era mais poético,mais refinado...Ainda era possível ouvir a voz de Capiba,de Cartola,de Ari...Hoje só ouvimos "ai,ai,ai titia!".É lastimável.

Anônimo disse...

Outro post! Eu tinha um blog e não costumava escrever tão rápido assim. Mas vamos ao assunto.. Eu também acho umas porcarias as múicas de hoje, foi bom mencionar o Moraes Moreira e a idéia da vassoura limpando a Baiha kkkkkkkkk É principalmente escroto saber que foi um bahiano que disse aquilo. Que tal deixar alguns links com essas músicas que você citou?
Um abraço.

Alisson da Hora disse...

O carnaval baiano, quem diria, é um subproduto do nosso...Dodô e Osmar acharam tão bonitinho o desfile do Vassourinhas que inventaram aquelas geringonças que nos chateiam tanto quanto uma orquestra de ai-ai-titia e o legado é o terror da axé-music...Mas como mesmo o disseste, o frevo é algo que faz com que suportemos, com diginidade, tantas idiotices musicais que pululam nas avenidas e ruas...Antonio Maria, Capiba, Nelson Ferreira e Edgar Moraes têm lugar garantido no lugar que só os gênios têm...

Postar um comentário

Caro visitante,
Desde já agradeço pela sua disposição para comentar !! Fique a vontade para opinar e deixar suas sugestões.

<< CONHEÇA NOSSAS POSTAGENS ANTERIORES >>