Continuamos aqui a publicação da série iniciada pelo site Comic Book Resources sobre as maiores lendas urbanas nos quadrinhos.
Confiram os artigos anteriores aqui e aqui
TRADUZIDO PELO BLOG BIBITCANUS
Capa de X-men 14, Panini, 2008. New X-men, 2001. Escrita por Grant Morrison e desenhada por Ethan Van Sciver
Lenda urbana da vez: É verdade que uma edição da revista em quadrinhos dos Novos X-men (New X-Men) mostrou subliminarmente a palavra “sex” em praticamente todas as suas páginas?Conclusão: VERDADE
A utilização furtiva da palavra “sex” nas histórias em quadrinhos não é uma novidade. Bem, até mesmo o atual Editor-chefe da Marvel, o god-father Joe Quesada, fez isso em 1994, com a capa da segunda edição da revista Ninjak (veja e tire as suas próprias conclusões):

Ninjak, 1994 por Joe Quesada.
Também é verdade que sobram exemplos de mensagens subliminares nas histórias em quadrinhos em geral como o caso da Mulher Maravilha que já detalhamos por aqui em um artigo anterior.
Mas a revista Os Novos X-Men (New X-Men número 118, da publicação americana em novembro de 2001 e publicada no Brasil na revista X-Men 14, pela Panini Comics) de fato exagerou um pouco na dose de utilizações furtivas e/ou mensagens subliminares nas suas páginas.
Há pelo menos DEZOITO diferentes ocorrências da palavra “sex” escritas de modo furtivo e sob variadas formas nesta revista (e talvez ainda haja outras mais que nós não encontramos ou mesmo que estavam lá mas se perderam durante o trabalho de edição/paginação da revista).
Mas quem é o verdadeiro responsável pela presença de tais palavras? O roteirista da história Grant Morrison, toda a equipe ou a própria Marvel?
Na verdade o que aconteceu não foi uma tentativa de conspiração contra a moralidade, tudo apenas foi fruto de um “ressentimento” do desenhista com a editora. Anos após a publicação da revista, o artista que ilustrou esta história, Ethan Van Sciver, declarou que teve a idéia de fazer isso porque estava muito aborrecido com a editora Marvel na época por uma razão qualquer, e logo pensou que seria divertido se pregasse alguma peça na editora pra descontar a sua raiva momentânea.
Mas ele não estava sozinho nessa – ao menos um dos três arte-finalistas daquela edição lhe ajudaram com isso tal como fez o colorista.(hmmm…talvez um dos outros desavisados poderia muito bem eliminar a palavra “sex” caso que a visse, não é mesmo?)
O resultado final é uma curiosa coleção de brincadeiras subliminares!!

Ethan Van Sciver e suas criativas criações, desta vez em uma combinação de placas

Seria uma natureza subliminar?

Debaixo dos caracoís dos seus cabelos havia uma mensagem subliminar hehehe

Pelo chão..

Outra pelo chão..

Nesta imagem o artista realmente caprichou, parabéns para o pessoal da Comic Book Resources que achou tudo isso
Agradecimentos especiais a Peter Luzifer do site Uncannyxmen.net que ofereceu seus scans para esta matéria.
Traduzido e adaptado de Comic Book Resouces

4 comentários:
Fica registrado essa curiosa brincadeira do artista, resta saber se ele ainda é bem visto lá na Marvel depois que tudo veio a tona
Oi.
Obrigada pelo comentário, eu já mudei o Layout para tornar a leitura mais agradável. Publiquei um novo texto, bem pequeno, o que o torna mais atrativo e de fácil leitura. Espero poder contar com a sua visita e comentário no meu novo post.
Obrigada :DD
http://annamollystyle.blogspot.com/
nossa eles poluem nossas mentes facinho facinho!
:o
Postar um comentário
Caro visitante,
Desde já agradeço pela sua disposição para comentar !! Fique a vontade para opinar e deixar suas sugestões.