Em OUTUBRO ---

Agora restaurados, os inovadores trabalhos de Waldyr Igayara, o Iga, para o Zé Carioca, poderão ser apreciados pelas novas gerações.

Depois de um período de polêmicas em torno da destruição de fotolitos originais do personagem Zé Carioca, a Editora Abril, na pessoa do colaborador e desenhista Fernando Ventura, restaurou digitalmente as histórias produzidas pelo desenhista, e antigo editor da revista, Waldyr Igayara de Souza lançadas nos fins da década de 60. O material restaurado se encontra em posse da editora que pretende publicá-los nas próximas edições da revista do personagem.
Vale lembrar que a Revista do Zé Carioca representa um verdadeiro ponto de resistência para a produção dos quadrinhos brasileiros. Ainda que filiadas à poderosa empresa Americana Disney, as equipes responsáveis pelo personagem foram dando rumo próprio às suas aventuras, principalmente a partir da década de 70 quando autores como o gaúcho Renato Canini passaram a incorporar elementos originais, e mais afeitos ao cenário brasileiro, no personagem. Foi Canini o responsável pela criação do formato do Zé Carioca tal como conhecemos hoje. Nas suas histórias surgiram elementos que depois se tornaram intrisicamente ligados ao personagem como a vida no morro, hábitos alimentares (a feijoada , a jaca) e personagens coadjuvantes como Nestor, Pedrão e Afonsinho.


Edição composta de uma seleta de trabalhos do desenhista Renato Canini, Lançada pela abril em 2005


Traços de Waldir Igayara, recuperados digitalmente por Fernando Ventura.
Mais informações aqui, aqui e aqui

Gostou?? Veja também !!!
# E por falar na Mônica mangá...
# Uma das principais premiações do HQ brasileiro
# Mercado de mangá aumenta no Brasil
# World Press Cartoon 2008
#A china e as suas muralhas

Adicionar aos Favoritos BlogBlogsAdd to Technorati FavoritesJoin My Community at MyBloglog!

5 comentários:

Bibitcanus disse...

Desejo vida longa a este tão querido personagem!

Anônimo disse...

Para ser sincera nunca gostei muito do Zé carioca...mas como ele é brasileiro eu patriota...então tá, né....
Espero q muitos possam o conhecer e q gostem...

Assinado pelo neófito mas distinto blog: http://chip-novo.blogspot.com

Unknown disse...

Olá, segui suas pistas deixadas em forma de comentario no Experimentando versos e, então, cheguei ao seu blog. Talvez melhor seria dizer, cheguei ao seu portal. Tantos são os assuntos e matizes que por aqui encontro. O humor, o riso, a alegria, são sentimentos essenciais da vida e do viver.
seja na africa ou na america latina, a miseria consume os corpos e as vidas de milhoes de pessoas, todavia, estes mesmo homens e mulheres, crianças e idosos, que sobrevivem aos pesares da realidade, criam, com os materias e energias que possuem, suas linhas de fuga, suas estrategias de resistencia e criação.
precisamos de humor, de risos, de gargalhadas, bem como, de pessoas que se comprometam em viver a vida coletivamente, experimentando as dores e alegrias do convivio em sociedade pode trazer sem, com isso, fugir e esconder no individualismo.
obrigado por sua visita ao experimento versos e, sobretudo, por ter deixado um comentario que me permitiu chegar ao seu belo blog. voltarei outras vezes.
colocarei seu link nos meus "blogs amigos".

um abraço,

Unknown disse...

Zé Carioca...talvez o único Disney a gozar da minha simpatia (ao lado de Peninha)...adorava as presepadas dele pra cima do velho Pedrão e do Nestor...

Anônimo disse...

Nosso querido Zé Carioca! Como carioca que sou,fico muito orgulhoso desse personagem representar nosso país e nossa cidade. Pena ele não ter tido toda a divulgação que seus colegas americanos tiveram.

até....

Postar um comentário

Caro visitante,
Desde já agradeço pela sua disposição para comentar !! Fique a vontade para opinar e deixar suas sugestões.

<< CONHEÇA NOSSAS POSTAGENS ANTERIORES >>